Como criar uma marca forte, autêntica e fora da caixa

Como criar uma marca forte, autêntica e fora da caixa

By Ianca Alves |  13 de Janeiro de 2026

Todo mundo fala sobre criar marcas fortes, mas poucas conseguem ser autênticas no verdadeiro sentido da palavra. Para mim, o segredo está em fugir do óbvio sem perder a clareza estratégica. E é sobre isso que quero falar aqui.

Desde cedo no meu trabalho, ainda na minha primeira empresa como designer gráfica, eu sempre me interessei por trabalhos criativos e autênticos. Por isso, na minha jornada empreendendo como designer de marcas, foi natural que eu me posicionasse como uma solução para quem busca marcas assim. Marcas que fossem mais do que só informações reunidas e organizadas, algo que tivesse alma.

A verdade é que criar uma marca forte e baseada em criatividade e autenticidade pode ser muito desafiador, já que a nossa mente pode viajar para vários caminhos, podendo ter um resultado confuso.

Considerando a parte estratégica, você deve analisar primeiro se o seu negócio realmente se beneficiaria de uma marca fora da caixa ou se o melhor caminho a seguir é outro.

Analise o seu público e a sua proposta de valor. Por que e para quem a sua empresa existe? Faz sentido uma comunicação diferente? Sair do caminho tradicional é benéfico?

Então, ao analisar com atenção, você deve ter uma clareza maior de propósito. Uma marca forte sabe o que defende e se baseia em uma verdade própria.

Se posicione

Uma marca autêntica não vai tentar falar com todo mundo. Depois de ter a clareza sobre o seu propósito, você precisa externalizar isso através de um posicionamento que mostra para o público por que eles devem escolher você.


Diferenciação criativa

Ser ‘’fora da caixa’’ é fugir dos padrões do seu segmento.

Pode ser na linguagem. Por exemplo: se o seu nicho geralmente fala de forma muito séria, você pode falar de forma mais despojada;

Pode ser na identidade visual. Por exemplo: se o seu nicho sempre se limita a usar a mesma cor, use algo que contraste e surpreenda, mas que ainda faça sentido para o seu público.

E também pode ser na experiência. Por exemplo: criar um padrão de atendimento e pós-venda que surpreenda sendo diferente do que os clientes estão acostumados.


Conexão emocional

Marcas fortes vão além da venda, elas buscam uma conexão maior com os clientes. Uma conexão emocional baseada nos valores que ambos compartilham, criando uma sensação de pertencimento genuíno e orgulho de fazer parte da mesma comunidade.

branding identidade visual logo marca estratégia de marca

Criar uma marca forte e autêntica não é sobre seguir fórmulas prontas, mas sim sobre expressar de forma única o que faz o seu negócio ser especial.

Quando você se posiciona com clareza, se diferencia criativamente e gera conexão emocional, sua marca deixa de ser apenas mais uma e se torna uma referência.

Se você sente que está pronta para dar esse passo e quer construir uma marca fora da caixa, esse pode ser o começo de uma grande transformação.

Ianca Alves ✦ Criando marcas estratégicas com
uma boa dose de inspiração e cafeína.